Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lately

Histórias, opiniões, desabafos, receitas...

Lately

Histórias, opiniões, desabafos, receitas...


Miguel Mósca Nunes

05.11.24

1200x675mf.jpg

Existe uma tendência, perigosa e falsa, que corre neste nosso triste país, um país de tantas idiossincrasias, que é a da desresponsabilização dos docentes sobre o que se passa na escola e, mais especificamente, na sala de aula.

"O aluno revela falta de atenção e concentração na sala de aula, motivada por conversas paralelas que alguns alunos tendem a ter. É distraído e conversador. É pouco participativo e raramente cumpre as tarefas da sala de aula. Revela falta de hábitos de trabalho e estudo regular em ambiente extra aula, organização e empenho. De um total de 9 trabalhos de casa, o aluno realizou 7. O comportamento é Não Satizfaz."

Perante esta avaliação, surge-me logo a pergunta: a criatura que escreveu isto sabe qual é o seu papel como professor?!

Que papel julga ser o seu, em contexto escolar e de sala de aula? Qual a razão de fundo para que o referido aluno não se foque no que está a ser leccionado, ao ponto de conversar com os colegas? Partindo do pressuposto de que uma conversa implica dois ou mais intervenientes, que conclusão tira do facto de haver outros alunos que não prestam atenção ao professor? O que significa o facto de os outros alunos serem cativados pela interpelação do colega de turma, em vez de continuarem concentrados no discurso do professor?

Não sei se estão a perceber, mas o que o professor faz é transferir toda a responsabilidade para o aluno, não só da sua falta de atenção, mas a de todos os outros com quem conversa. Não questiona o facto de as conversas paralelas serem mais interessantes do que a matéria que debita. Porque será? Será que é um desinteressantíssimo incompetente?

A alarvidade chega ao ponto de não se questionarem sobre a eficácia do método que utilizam e do que andam para ali a fazer - e no meio disto tudo, o menos importante são os alunos.

Por outro lado, ao dizer que o aluno não tem hábitos de trabalho e estudo regular, está, mais uma vez, a transpôr a causa do insucesso para o exterior da escola, sobretudo para os pais, que trabalham, sim, mas não para a escola. Os pais não são professores! Normalmente, andam estoirados, trabalham como loucos, e tudo o que querem é chegar a casa e disfrutar de tempo de qualidade com os filhos.

A aprendizagem deve ser feita, sobretudo, na escola, que significa "estabelecimento de ensino, onde se ministram determinadas matérias, geralmente segundo programas e planos sistemáticos, adaptados às idades dos alunos. (...) Qualquer estabelecimento onde se ensine determinada disciplina, actividade, etc.." (Infopédia); É o "estabelecimento que se destina ao ensino, público ou particular." (Dicionário Online de Português). Querem mais? Acho que é suficiente para se perceber qual é a função da escola e dos professores.

A mediocridade grassa na classe docente. Uma classe pobre de verdadeiros valores, de ética e de sentido de serviço. Mas há outra coisa que falta, e que é fundamental: a inspiração. Se o professor não inspirar os alunos, se não estimular a sua criatividade, se não os acolher com verdade e empenho, se não olhar para eles como sendo a forja de um mundo muito melhor, se não acreditar neles, se não se esforçar por entender o que tem à sua frente, se não for empático, se não assumir que tem de tomar as rédeas do que se passa no seu domínio para cumprir a sua missão, nada mudará!

A responsabilidade do que se passa na escola é, sobretudo, dos professores!

Sejam competentes e cumpram a sua missão! 

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub