Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lately

Histórias, opiniões, desabafos, receitas...

Lately

Histórias, opiniões, desabafos, receitas...


Miguel Mósca Nunes

02.11.24

TAROT.jpg

A origem do tarot não é conhecida, mas evidências sugerem que as cartas, como as conhecemos, existem desde o século XV. O primeiro baralho de cartas de tarot conhecido, designado por Visconti-Sforza, é italiano; o segundo, e mais completo, é conhecido por baralho Charles VI, nome do rei de França da altura, apesar de haver dúvidas sobre se este também seria de origem italiana. A evidência mais remota de cartas para jogar parece estar no século IX, na China e, portanto, o tarot medieval poderá derivar destas cartas mais antigas.

Pensa-se que as cartas do tarot tenham sido usadas em jogos, conhecidos como tarocchi. A única evidência de que as cartas serviriam para adivinhar o futuro, remonta ao século XVIII, apesar de haver, por outro lado, evidências menos fortes de que esta utilização já existiria anteriormente.

As imagens simbólicas das cartas de tarot reflectem a cultura medieval e renascentista europeias, de onde, efectivamente, emergiram. Existe uma influência multicultural na Europa renascentista, incluindo o pensamento hermético que vem do antigo Egipto e da antiga Grécia, e de outros sistemas mânticos, como a Astrologia e a Cabala. Todos estes sistemas divinatórios teriam seguidores, e as imagens das cartas de tarot reflectem isto mesmo. Contudo, apesar de as cartas terem, claramente, estas raizes no passado mais antigo, há uma qualidade intemporal no simbolismo que contêm, e que se transmite a todas as culturas, assegurando a sua popularidade.

O baralho de Rider Waite Smith é um dos mais populares, criado em 1909 e desenhado pela artista Pamela Coleman Smith, de acordo com as intruções de Arthur Edward Waite, um académico, maçon livre e proeminente membro da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado (Hermetic Order of the Golden Dawn). Constituído por 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, o conjunto destas 78 magníficas cartas contêm os segredos ou mistérios que traduzem todos os aspectos e vicissitudes que podem caracterizar a nossa vida.

Nota: este post contém excertos, com tradução livre, do livro de Alice Ekrek, The Tarot Oracle, Copyright © 2012 Arcturus Publishing Limited

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub